domingo, 4 de julho de 2010

Termologia

Calor, é quando há a transferência de energia do corpo de maior temperatura para o de menor. A intensidade dessa energia vai dar a sensação de quente ou frio, em relação ao corpo humano. São três as formas de transferência de calor: Convecção, condução e irradiação.


Condução: acontece mais nos sólidos.

Convecção: acontece mais nos fluidos, em geral.

Irradiação: acontece com raios de calor, normalmente.


Temperatura, é a medida da agitação das moléculas de um corpo. Pode ser em °C, °F ou °K, que são os mais comuns, mas existem muitas outras.A temperatura de um corpo varia conforme a concentração de calor que possui.

Obs: Uma xícara de café contém pequena quantidade de calor, mesmo sabendo-se que sua temperatura é de até 60°C. Também podemos dizer que uma piscina tem grande quantidade de calor, mesmo sabendo-se que a água está a uma temperatura de 20°C.

Concluímos que, apesar de pequena quantidade de calor existente na xícara o café tem uma temperatura mais elevada do que a água da piscina, por estar esse calor concentrado em um pequeno volume.


Curiosidade: Um dos primeiros estudadores da termologia foi Joseph Black, ele descobriu que o gelo absorve o calor sem mudar de temperatura quando derrete. Daqui ele concluiu que o calor se deve ter combinado com as partias do gelo e se tornando latente.

Calor Latente: é quando um liquida está passando de um estado para o outro.

Calor sensível: ele pode mudar a temperatura de um liquido, mas não seu estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário