domingo, 4 de julho de 2010

Sociologia- estudo do cidadão

Uma das características da sociedade contemporânea é desagregar valores cultivados não só nas antigas comunidades, mas até nas do séc. XX.

-Na própria sociedade societária moderna existem forças que se opõem a essas tendências desagregadoras.

-Todas as sociedades pós-industrias são sociedades democráticas

-A democracia caracteriza-se pelo respeito aos direitos humanos, pelo “império da lei”.

-Todos são iguais perante a lei, e ninguém está acima dela.

-Cidadão, é um indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade.

-Um cidadão com um sentimento ético forte e consciente da cidadania não deixa passar nada. Não abre mão desse poder de participação.

-Cidadania ativa é ser alguém que cobra, propõem e pressiona o tempo todo. O cidadão precisa ter consciência de seu poder.

-A cidadania esta diretamente vinculada aos direitos humanos, uma longa e penosa conquista da humanidade que teve seu reconhecimento formal com a declaração universal dos direitos humanos.

-O nazismo abria perspectivas de um novo mundo, um que haveria paz, liberdade e prosperidade, uma esperança que acabou não sendo realizada.

-Direitos humanos e cidadania:

• Todos os seres humanos nascem livres e iguais

• Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado.

• Todos que trabalham tem direito a uma remuneração justa.

• Todo ser humano tem direito a uma vida justa e digna.

• Toda pessoa tem direito a tomar parte do governo do seu país.

• Todas as pessoas devem ter seus direitos realizados, seja ele da sua liberdade ou seus direitos como cidadãos.

• Perante a lei todo individuo deve ser reconhecido como cidadão.

• Todo cidadão tem direito á instrução.

-Cidadania, significa o direito de viver com dignidade e em liberdade.

-Direito das crianças:

• Direito à igualdade, sem nenhum tipo de distinção.

• Direito à proteção especial para seu desenvolvimento, seja ele qual for seu problema.

• Tem direito a uma vida justa, com tudo que uma criança necessita para o seu bom desenvolvimento.

-Condições de vida das crianças podem indicar o nível de desenvolvimento de um país e permitem fazer projeções de como será sua situação no futuro.

-Por traz de cada criança abandonada há, no futuro, um adulto abandonado, e provavelmente mais uma criança abandonada.

-Crianças e idosos são os dois extremos frágeis de uma sociedade. Toda sociedade que não respeita suas crianças e idosos é incapaz de atender aos princípios mínimos dos direitos humanos e da cidadania.

-No inicio da Idade moderna, o conceito de cidadania estava associado ao burguês, não aos conjuntos da sociedade.

-Havia uma separação entre o homem urbano e o Homem rural.

-Nessa época cidadão referia-se aos habitantes da cidadania. A noção de cidadania, porém, é anterior á Idade moderna e teve suas origens na Grécia e em Roma, antigas.

-Grécia antiga era formada por cidades-estado autônomas, conhecidas como polis. Vigorava a democracia direta, regime político no qual os cidadãos, chamados de politai, participavam das decisões do governo da cidade por meio de assembléias. Nem escravos, mulheres e estrangeiros eram considerados cidadãos.

Na queda do Império romano, desapareceu o conceito de cidadania na Europa.

-Na idade média não havia cidadãos. Os senhores feudais tinham servos da gleba, as cidades tinham burgueses, a igreja comungante e o rei vassalo e súdito.

-Depois da revolução Francesa e Americana, o conceito de cidadania voltou a ocipar um lugar central na vida política.

-Perante termos políticos cidadania significa exercício de direitos, compromisso ativo, participação política, responsabilidade. É participar da vida na comunidade, na sociedade, no país.

-Os graves problemas políticos, raciais, éticos, de desemprego e de exclusão social omente poderão ser superados com o pleno exercício da cidadania.

-2° o jornalista e escritor Gilberto Dimension-Cidadania é o direito de se ter uma idéia e poder expressa-lá. É processar um médico que cometa um erro. É devolver um produto estragado e receber seu R$ de volta. É o direito de ser negro sem ser discriminado. De praticar uma religião sem ser perseguido.

-Uma das principais funções do estado, hoje, é produzir bens e serviços sociais-como educação e saúde.

-É previsto por lei que o bem público não pode pertencer a algum grupo social ou a uma entidade particular. O que isso fizer está cometendo um crime contra a sociedade, devendo ser condenado pela justiça.

-A política Contemporânea, constituía em torno da informação de proporcionar maior qualidade em quantidade o que mais se deve valorizar numa democracia: igualdade e liberdade.

-Igualdade formal; todos são iguais perante a lei.

-A política da igualdade se expressa na busca da equidade. Esta deve: promover a igualdade entre desiguais, combater todas as formas de preconceito e discriminação, seja ele qual for.

-A distinção entre público e privado é um dos valores mais importantes da democracia.

-O exercício da cidadania-é uma das forças que impedem ou dificultam o esmagamento dos valores democráticos nas sociedades

Pós-industriais.

-A cidadania se vê hoje ameaçada pelo crescimento das desigualdades sociais, especialmente nos países pobres e emergentes.

-A forma de preservar a cidadania consiste em ampliar a área de participação política, estendendo-a a setores cada vez mais amplos da população. Dito de contra maneira: consiste em fortalecer a sociedade civil.

-Na sociedade democrática existe duas esferas, são elas: esfera pública-na qual se localiza o estado com seus três poderes (executivo, legislativo e judiciário). A segunda é a esfera privada-lugar das atividades econômicas, dos interesses particulares, das empresas, do mercado, da vida familiar e das relações sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário