domingo, 4 de julho de 2010

Aquecimento global

Aquecimento Global,é o aumento da temperatura global que é causado pelo aumnto de dióxido de carbono.Essa temperatura já vem aumentando a mais de 150 anos, más,estudos recentes indicam que esse fenômeno ocorre dês dos incas e que eles podem ter sido um fator importante para esse aumento.O significado deste aumento, ainda,é motivo de debates entra cientistas. Causas naturais ou ate mesmo causadas pelos homens tem sido propostas para explicar o fenômeno.


Muitos Cientistas acreditam que o acumulo de poluentes (fuça que sai dos veículos, a poluição das fabricas as queimas de lixos etc) do homem na atmosfera é a causa do efeito estufa (que é quem mantem a temperatura da terra evitando o congelamento do palneta). A terra recebe radiação emitida pelo sol e devolve grande parte para o espaço através do calor. Os poluentes atmosféricos estão retendo uma parte dessa radiação que seria refletida para o espaço. Essa parte retida causa um importante aumento no aquecimento global.

Desde de 1960 as estações metereológicas vem medindo a temperatura terrestre e obterão dados que mostram que em 1910,1945,1976 a 2000 foram os anos com o maior registro do aumento da temperatura,ou seja,essa temperatura começou a aumentar no século xx.

Outras evidencias são obtidas através da observação das variações da cobertura de neve das montanhas e das áreas geladas e do aumento dos mares e outros extemos de maus tempos durante o séc xx.

Dados de satélite mostram uma diminuição de 10% na área que é coberta por neve desde os anos 60. A área da cobertura de gelo no hemisfério norte na primavera e verão também diminuiu em cerca de 10% a 15% desde 1950 e houve retração das montanhas geladas em regiões não polares durante todo o século XX.

Conclusão:
 
O aquecimento global é um fenômeno climático ocasionado pela grande queima de combustíveis fósseis, que por sua vez acaba liberando altas taxas de dióxido de carbono (CO2) que se acumulam na atmosfera do planeta fazendo com que as temperaturas da Terra se elevem.


O efeito estufa tem ligação direta com o aquecimento global, pois é ele que tem a função de manter a temperatura da Terra evitando assim o congelamento do planeta. Porém para fazer isso ele acaba tendo que impedir que o CO2 se dissipe completamente pelo espaço.

Conclusão, com o aumento da taxa de CO2 gerada pela grande queima de combustíveis fósseis, o efeito estufa acaba causando uma aglomeração do gás pela atmosfera, ocasionando um provável superaquecimento do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário