domingo, 4 de julho de 2010

Angiospermas e gimnospermas

As Angiospermas são as plantas mais evoluídas, sendo representadas pelo milho (da classe monocotiledônea) e pelo feijão (da classe dicotiledônea).Possuem raiz, caule, folhas, flores, frutos e sementes.Reproduzem-se por metagênese, sendo a planta adulta o Esporófito. As flores podem ser unissexuadas ou hermafroditas.


As gimnospermas são plantas que produzem flores (Fanerógamas), além de raiz, caule e folhas, mas não têm frutos.As flores (ou estróbilos), são primitivas, isto é, não tem cores ou odores e as sementes são nuas (sem fruto). São representadas pelos pinheiros e sequóias. Reproduzem-se por Metagênese ou Alternância de gerações sexuadas e assexuadas. As flores ou estróbilos são unissexuados isto é, ou são masculinos ou são femininos.



Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061001183932AAmX1tV

Eita, nomes feios ! Um pouco diferentes ? Se o(a) seu(sua) Professor(a) andou falando isso em sala de aula, não se assuste. Não é muito complicado fazer a diferença entre esses dois grupos de Plantas ! Vamos aprender sobre eles ?

Mas, antes vamos rever algumas idéias…

Os seres vivos estão dividididos em 5 Reinos:

1. O Reino Monera : tem seres vivos unicelulares e procariontes. Exemplos : As Bactérias e as Algas Azuis.

2. O Reino Protista: seres vivos unicelulares e eucariontes. Exemplos: As amebas e os paramércios

3. O Reino dos Fungos (ou Fungi) : são os seres vivos pluricelulares ou unicelulares, eucariontes e heterotróficos. Exemplos: Cogumelos

4. O Reino Animal: são os seres vivos pluricelulares, eucariontes e heterotróficos. Exemplos: o Homem, a Girafa, a Minhoca, a Barata,…

5. O Reino das Plantas ( ou Vegetal): tem seres vivos pluricelulares, eucariontes e autotróficos. Exemplos: a mangueira, o pinheiro,…

6. Neste último Reino, nós encontramos várias divisões : as algas, as briófitas ( que a gente conhece como os musgos), as pteridófitas ( as samambaias) , as gimnospermas e as angiospermas. Agora vamos as dferenças ?

7. O grupo das Gimnospermas é composto por plantas que têm sementes mas não produzem frutos. O nome Gimnosperma tem duas partes que vem do grego : gmnos = nu e sperma = semente. Por isso é o Grupo das “sementes nuas “, sem o fruto que as protege. Essa divisão encontramos plantas terrestres e adaptadas ao clima temperado e frio. Um exemplo é o Pinheiro que usamos no Natal.

8. O outro grupo das Angiospermas é composto por plantas com sementes e com frutos. Também, o nome Angiosperma é feito de duas partes gregas : angio = vaso e sperma= semente. Ou seja: é a semente protegida pelo fruto. É a divisão onde encontramos mais espécies, que são encontradas em vários ambientes. Exemplos: a mangueira, a rosa, a grama e a orquídea.

Fonte: http://dicasdeciencias.com/2008/04/05/angiospermas-e-gimnospermas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário