domingo, 4 de julho de 2010

Coleta Seletiva...

Coleta seletiva é o termo usado para os materiais que podem ser separados para reciclagem, normalmente separados pela fonte geradora. Entre os materiais recicláveis podemos citar os mais comuns que é o papeis, plásticos, vidros e metais.



A separação na fonte evita a contaminação dos materiais reutilizáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem.


Para iniciar o processo de coleta seletiva é preciso avaliar, a quantidade e a qualidade, do perfil dos resíduos sólidos gerados em determinados municípios ou localidade, a fim de estruturar melhor o processo de coleta.

3R’S:

1°R- Reduzir
2°R- Reutilizar
3°R- reciclar


Cores padronizadas das latas de coleta:


Azul - Papel/ Papelão


Amarelo - Metal


Verde - Vidro


Vermelho - Plástico


Marrom - Orgânico


Laranja - Resíduos perigosos


• Preto - Madeira


Cinza - Resíduos gerais não recicláveis ou misturados, ou contaminado não passível de separação


Roxo - Resíduos radioativos


Branco - Resíduos ambulatoriais e de serviço de saúde






Implantando a coleta seletiva:

A coleta seletiva e a reciclagem de resíduos são soluções desejáveis, por permitirem a redução do volume de lixo para disposição final.


O fundamento da coleta seletiva é a separação, pela população, dos materiais recicláveis (papéis, vidros, plásticos e metais) do restante do lixo.


A implantação da coleta seletiva pode começar com uma experiência-piloto, que vai sendo ampliada aos poucos. O primeiro passo é a realização de uma campanha informativa junto à população, convencendo-a da importância da reciclagem e orientando-a para que separe o lixo em recipientes para cada tipo de material.


É aconselhável distribuir à população, ao menos inicialmente, recipientes adequados à separação e ao armazenamento dos resíduos recicláveis nas residências (normalmente sacos de papel ou plástico).


A instalação de postos de entrega voluntária (PEV) em locais estratégicos melhora a operação da coleta seletiva em locais públicos. A mobilização da sociedade, a partir das campanhas, pode estimular iniciativas em conjuntos habitacionais, shopping centers e edifícios comerciais e públicos.


Deve-se buscar elaborar um plano de coleta, definindo equipamentos e periodicidade de coleta dos resíduos. A regularidade e eficácia no recolhimento dos materiais são importantes para que a população tenha confiança e se disponha a participar. Não vale a pena iniciar um processo de coleta seletiva se há o risco de interrompê-lo, pois a perda de credibilidade dificulta a retomada.


Finalmente, é necessária a instalação de um centro de triagem para a limpeza e separação dos resíduos e o acondicionamento para a venda do material a ser reciclado. Também é possível implantar programas especiais para reciclagem de entulho (resíduos da construção civil).






Principais formas de coleta seletiva:

• Porta a Porta – Veículos coletores percorrem as residências em dias e horários específicos que não coincidam com a coleta normal de lixo. Os moradores colocam os recicláveis nas calçadas, acondicionados em contêineres distintos;


• PEV (Postos de Entrega Voluntária) - Utiliza contêineres ou pequenos depósitos, colocados em pontos físicos no município, onde o cidadão, espontaneamente, deposita os recicláveis;


• Postos de Troca – Troca do material a ser reciclado por algum bem.


• PICs - Outra modalidade de coleta é a PICs, Programa Interno de Coleta Seletiva, que é realizado em instituições públicas e privadas, em parceria com associações de catadores. Em Natal, capital do Rio Grande do Norte, o PICs é realizado em diversas empresas, fruto do trabalho da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (URBANA), que realiza trabalhos de educação ambiental com crianças e adolescentes.






Resultados:


Ambientais

Os maiores beneficiados por esse sistema são o meio ambiente e a saúde da população. A reciclagem de papéis, vidros, plásticos e metais - que representam em torno de 40% do lixo doméstico - reduz a utilização dos aterros sanitários, prolongando sua vida útil. Se o programa de reciclagem contar, também, com uma usina de compostagem, os benefícios são ainda maiores. Além disso, a reciclagem implica uma redução significativa dos níveis de poluição ambiental e do desperdício de recursos naturais, através da economia de energia e matérias-primas.


Econômicos

A coleta seletiva e reciclagem do lixo doméstico apresenta, normalmente, um custo mais elevado do que os métodos convencionais. Iniciativas comunitárias ou empresariais, entretanto, podem reduzir a zero os custos da prefeitura e mesmo produzir benefícios para as entidades ou empresas. De qualquer forma, é importante notar que o objetivo da coleta seletiva não é gerar recursos, mas reduzir o volume de lixo, gerando ganhos ambientais. É um investimento no meio ambiente e na qualidade de vida. Não cabe, portanto, uma avaliação baseada unicamente na equação financeira dos gastos da prefeitura com o lixo, que despreze os futuros ganhos ambientais, sociais e econômicos da coletividade. A curto prazo, a reciclagem permite a aplicação dos recursos obtidos com a venda dos materiais em benefícios sociais e melhorias de infra-estrutura na comunidade que participa do programa. Também pode gerar empregos e integrar na economia formal trabalhadores antes marginalizados.


Políticos

Além de contribuir positivamente para a imagem do governo e da cidade, a coleta seletiva exige um exercício de cidadania, no qual os cidadãos assumem um papel ativo em relação à administração da cidade. Além das possibilidades de aproximação entre o poder público e a população, a coleta seletiva pode estimular a organização da sociedade civil.



Pesquisa Sobre a Coleta Seletiva


1) No seu bairro tem coleta seletiva?


A) sim


B) Não


C) Não sei responder



2) Pra você, o que é coleta seletiva?


A) O resto de alimentos para adubagem


B) A coleta de lixos da rua para serem levados para um aterro.


C) A coleta de matérias já separada para a reciclagem.



3) Você acha a coleta seletiva importante?


A) Sim. Porque reciclando os matérias podemos ter menos lixo acumulado.


B) Sim. Porque com ela não terá mais o aquecimento global.


C) Não. Porque no final ninguém faz nada.




4) Você já participou alguma vez de uma coleta seletiva?


A) Sim.


B) Não


5) Você acha importante ter uma palestra na sua escola sobre o assunto?


A) Sim


B) Não


6) Você acha que amanhã esse ato irá fazer diferença?


A) Sim


B) Não



7) O que você achou sobre o tema?


A) interessante


B) Chato


C) Sem finalidade



8) Você separa materiais recicláveis para a coleta?


A) Sim.


B) Não.




9) Você compra produtos reciclados?


A) Sim.


B) Não.Porque?_____________________________________________________________________


10) Qual é o maior beneficio que a coleta seletiva traz?


A) Conserva o solo. Diminui o lixo nos aterros e lixões.


B) Com a reciclagem desses matérias estaremos diminuindo a poluição do ar, o acumulo de lixos nos lixões e colaborando para um mundo melhor.


C) Diminui a corta de árvores da floresta amazônica.




O Grupo agradece a sua colaboração com a nossa pesquisa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário