domingo, 4 de julho de 2010

Poluição...

Poluição:

Provocada pela interferência do ser humano através de produtos químicos,poluentes, podendo causar danos ao meio ambiente.

Poluição do ar:

Provocada por queimas de combustíveis foceis, combustão em veículos e fabricas de derivados de petróleo. Podendo causae chuva ácida e inversão Térmica. As soluções para o problema são: filtro antipoluentes nas industrias, mais áreas verdes, vias expressas, controle da emissão de poluentes, punição para pessoas que poluem alem do permitido e investir em transportes coletivos;pois com eles diminui o numero de veículos na rua havendo assim menos transito e menos poluição.

Poluição da água:

Pode ser provocada pelo lançamento de substancias não biodegradáveis que se concentram e intoxicam os seres humanos. Um dos exemplos disso é o mercúrio, usado para separar o ouro em ó da lama. Pilhas e baterias também são uma das causadoras dessa poluição, pois suas composições contem gases que vazam, podendo contaminar a água e o solo. Causa: maré-negra, eutrofização e poluição térmica.


*Maré-negra: é o vazamento de petróleo no mar. Esse vazamento causa uma enorme mancha negra na superfície, provocando a falta de lua e Oxigênio no fundo do mar, ocasionando a morte da vida aquática.

*Eutrofização: é causada pelo excesso de nutrientes(fósforo ou nitrogênio) normalmente causada pela descarga de efluentes agrícolas (urbano,industriais ou comercias), num corpo de água mais ou menos fechado, o que cauda a proliferação excessiva de algas. O que acaba causando a deterioração da qualidade do corpo de água.

*Poluição térmica: é o aquecimento das água naturais pela introdução da água quente utilizada na refrigeração de centrais elétricas (ex: usinas nucleares)
Uma das soluções para que isso não aconteça é a limpeza dos rios poluídos, atrávez do uso do biodegestor e a proibição ao lançamento excessivo de produtos químicos com a punição atravez de muitas

*Biodegestor: Aparelho que ajuda na decomposição da matéria mortaEle produz gás metano, que pode ser utilizado como combustível.

Poluição dos Solos:

Pode causae a erosão do solo com o impacto das chuvas e com a ação da ventania. Com a poluição dos solos não á arvores de copas grandes, assim permitindo que o impacto da chuva com o chão seja maior, retirando a sua camada superficial. Suas raízes também ajudam na lixiviação.

*lixiviação: é quando as raízes das árvores “permitem” que os sais minerais sejam levados pelas águas das chuvas e para as camadas mais próximas onde as raízes não podem alcançar.
Também pode ser provocada pelo desmatamento atravez da queima, um exemplo deles é o da cana-de-açúcar, ela destrói o solo e todos os seus nutrientes, ocorrendo a erosão do solo. E além de tudo ainda contribui com o aquecimento global.
Um dos grandes colaborados para a poluição dos solos são os defensivos agrícolas (produtos usados por agricultores para matar pestes,bichos ou bactérias e possam comprometer a plantação)São elas as mais utilizadas: Praguicidas, agrotóxicos, biocidas e pesticidas.


* o final CIDA (pestiCIDAs....) significa que o defensor é de uso agrícola e que sua eliminação é lenta, q que pode contamina o solo e a te mesmo a planta em que esta sendo aplicado. Mais isso só acontece com o uso incorreto do produto.

Lixo:

É dividido em:

-Comercial e domestico: de pequenas empresas e domicílios.

-Público: de ruas ou eventos públicos

-Hospitalar: lixo de todos os hospitais.

-Industrial- lixo e grandes industrial e fabricas

Radioativos: são lixos com radioatividade (restos de usinas nucleares).


As soluções para acabar com essa poluição é evitando sacolas plásticas, produtos descartáveis, não jogar lixo nas ruas, não jogar roupas, brinquedos, sofás... com o lixo comum, separação do lixo para a coleta seletiva e a economia de água e energia.

3R’S:

1°R- Reduzir

2°R- Reutilizar

3°R- reciclar

Nenhum comentário:

Postar um comentário