domingo, 4 de julho de 2010

Inglaterra...

Introdução


A Inglaterra é uma das nações constituintes do Reino Unido. Tem uma área de 130 439 quilômetros quadrados, e uma população de 49 milhões de habitantes.

A área que é agora chamada de Inglaterra foi ocupada por povos de várias culturas por cerca de 35.000 anos, mas leva o seu nome dos Anglos, uma das tribos germânicas que se instalaram entre o séculos V e VI. A Inglaterra tornou-se um Estado unificado em 927 DC, e desde a época dos Descobrimentos, que iniciou-se no século XV, teve um significativo impacto cultural e jurídico em todo o mundo. A Revolução Industrial teve origem na Inglaterra no século XVIII, transformando o país no primeiro país industrializado e os seus Royal Society lançou as bases da ciência experimental moderna.

O Reino da Inglaterra, era um Estado soberano até 1 de Maio de 1707, quando os Atos de União pôs em prática as condições estabelecidas no Tratado da União do ano anterior, resultando em uma união política com o Reino da Escócia para criar o Reino Unido da Grã-Bretanha.

O nome "Inglaterra" é derivado do Inglês antigo "Englaland"(England), que significa "terra dos anglos". Os Anglos foram uma das tribos germânicas que se estabeleceram na Inglaterra durante a Baixa Idade Média. Segundo o Dicionário Oxford, o primeiro uso conhecido de "Inglaterra" para se referir à parte sul da ilha da Grã-Bretanha ocorreu em 897, e sua ortografia moderna foi usado pela primeira vez em 1538.


História


O mais antigo fóssil humano descoberto no território datam de 700.000 anos atrás

O homem moderno chegou no território em torno de 35.000 anos atrás, mas devido às condições difíceis da última Era Glacial, fugiram para asmontanhas do sul da Europa. Cerca de 11.000 anos atrás, quando o gelo começou a derreter, os seres humanos voltaram a ocupar a área.

A Inglaterra foi conquistada em 1066 por um exército liderado por Guilherme, o Conquistador, Duque da Normandia, um feudo do Reino da França. Os normandos originaram-se na Escandinávia e se estabeleceram na Normandia, alguns séculos depois. Eles introduziram o feudalismo e manteve o poder através de barões, que construiram castelos na Inglaterra. O período viu mudanças no comércio e na legislação, incluindo a assinatura da Carta Magna, uma carta de jurídico inglês utilizado para limitar o poder soberano por lei e proteger os privilégios dos homens livres.

Durante o século XIV, a Inglaterra e a França se enfrentaram na Guerra dos Cem Anos. A epidemia da Peste Negra atingiu a Inglaterra, a partir de 1348, e matou metade dos habitantes da Inglaterra. De 1453-1487 uma guerra civil entre dois ramos da família real: a Casa de York e a casa de Lancaster ficou conhecido como a Guerra das duas Rosas.

Durante a Guerra civil inglesa, Oliver Cromwell subiu ao poder e foi o único representante de um breve período republicano na Inglaterra. Já estabilizado no poder, decretou o Ato de Navegação, favorecendo a economia inglesa e o desenvolvimento posterior de sua marinha.

Politica


Inglaterra não tem nenhum governo ou corpo de representantes independente do Reino Unido.

A Inglaterra é uma Monarquia Parlamentarista, com um parlamento que possui a autoridade de criar leis e providenciar obras públicas. O chefe de estado tem uma função meramente representativa e diplomática, não possuindo qualquer gênero de poder executivo.

O regime parlamentar implica a existência de um primeiro-ministro que é eleito pela maioria do parlamento.

Atuais Mandatários

• Chefe de Estado: Elizabeth II do Reino Unido

• Chefe do Governo: Primeiro-ministro Gordon Brown

Economia

A moeda utilizada na Inglaterra é a libra esterlina (£), ou pound, uma das mais fortes moedas do mundo. Os centavos são conhecidos como pences. Uma das quatro principais economias européias, a Inglaterra é um centro líder de comércio exterior e de serviços financeiros, com o 5º Maior Produto Interno Bruto (PIB), próximo aos 2 trilhões de dólares, inferior apenas aos Estados Unidos, Japão, Alemanha e China.

Educação


A Educação é obrigatória no Reino Unido dos 5 aos 16 anos de idade, sendo oferecida em escolas financiadas pelo governo (state-funded schools) ou particulares (mais conhecidas por independent, também chamadas de public schools na Inglaterra e País de Gales). As escolas britânicas se classificam também por género, podendo ser escolas para garotos, escolas para garotas ou escolas chamadas co-educacionais. Podem ser ainda day schools (escolas diárias em que os alunos apenas estudam de dia) ou boarding schools (alguns ou todos os alunos estudam e residem na escola), sendo que a maioria das escolas independentes são boarding schools. Existe ainda uma outra classificação dentro do sistema britânico, que são as Grammar schools, destinadas aos alunos mais bem dotados academicamente. De outro lado, ainda existem as escolas especiais, que atendem alunos com necessidades educativas especiais, embora o sistema regular (mainstream) acolha estes alunos em regime de educação inclusiva.

Conclusão


A Inglaterra é uam Monarquia parlamentarista, a forma de governo é monárquica, o sistema politico é parlamentar. È o unico sistema parlamentarista em que o Primeiro Ministro corresponde ao Preidente. O poder executivo é exercido pelo monarca ou chancelaria do 1° ministro, porque a rainha representa a nação. Lá não se vota no nome e sim no partido. O partido vencedor é que escolhe o 1° ministro.

A Inglaterra como é uma monarquia parlamentarista se compõem de duas casas representativas. Câmara alta e Câmara dos comuns. A 1° também é conhecida como camera dos Lordes que é formada pelos elementos escolhidos dentro da nobreza da Inglaterra. Ea camara não tem função politica nenhuma; é mais um recinto de reunião. A sua função principal e talvez a única é cuidar das coisas referentes a Dinastia Inglesa. Exemplo: Caamento da Rainha e etc. O poder politico é exercido pela camara dos comuns; cujos membros são eleitos pelo voto partidario. (Partido Conservador e Partido trabalhista).

O voto partidário é o sistema ou tipo eleitoral em que o eleitor não vota em nomes de pessoas mas sim em nomes de partidos.

A Inglaterra é um país democratico porque as pessoas lá votam e pasticipam das decisões do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário