Monocotiledônea, são sementes que possuem um único cotilédone. Nesse grupo o endosperma geralmente se desenvolve nas sementes; e o cotilédone armazena as substâncias necessárias para o desenvolvimento do embrião.
Nas monocotiledôneas temos nervuras das folhas paralelas umas as outras, raiz em cabeleira, e somente um cotilédone (a semente não pode ser separada em duas partes). exemplos: milho, grama, coqueiros, palmeiras, arroz. Já nas dicotiledôneas temos nervuras das folhas ramificadas, raiz axial (uma raiz primcipal e outras mais finas secundárias), e dois cotilédones (a semente é separada em duas partes). Exemplos: feijão, soja, caju, manga, e a mairia das plantas.
Resumo:
As plantas Angiospermas ( aquelas plantas com flores e frutos) são divididas em duas grandes classes : as Monocotiledôneas e as Dicotiledôneas.
São nomes muito estranhos! Mas são duas classes fáceis de diferenciar. Veja o quadro:
As plantas Monocotiledôneas possuem sementes com um cotilédone ( cotilédone = Substância de reserva energética transferida ao desenvolvimento do embrião durante a germinação). E as Dicotiledôneas possuem sementes com dois codilédones. Lembre-se que Mono é um , enquanto que Di quer dizer dois.
O milho é monocotiledônea e o feijão dicotiledônea.
Além disso as folhas nas monocotiledôneas têm nervuras pararelas e nas dicotiledôneas, são com nervuras ramificadas (reticuladas ou peninervas).
As flores são Trímeras (formadas por 3 pétalas ou seus múltiplos) nas monocotiledôneas e nas dicotiledôneas, são Tetrâmeras ou pentâmeras (formadas por 4 ou 5 pétalas, ou seus múltiplos).
Mas alguns exemplos de:
• Monocotiledôneas = bambu, cana-de-açúcar, alho, arroz, palmeiras, grama, cebola, etc.
• Dicotiledôneas = amendoim, café, girassol, laranja, mamão, abacate, seringueira, etc.
Obg
ResponderExcluir